21 ANOS
 Olá, seja bem vindo(a).
 Sábado, 20 de Abril de 2024
Desconectado       FAQs     busca   
Home Legislação do Estágio Quem somos Fale conosco Notícias Mapa do Site
 
empresa
profissional liberal
estudantes
Noticias
Regulamentação da atual Lei do Estágio - 10/12/2009

O segmento contabilizava, em 2008, 1.1 milhão de Estudantes contratados sob o regime de Contratos de Estágio. Os indicadores apontam, hoje, para 900 mil Contratos em curso (ABRES). Uma redução significativa: 200 mil Estudantes continuam excluídos do mais eficiente canal de inserção de jovens no mercado de trabalho.

 

Para um universo de 13.4 milhões de Estudantes potencialmente contratáveis (Inep/MEC), a estatística de contratados, 6,8%, é especialmente deficitária. Já o era antes. Ficou agravada agora.

 

Faz-se necessário rever imediatamente alguns pressupostos laborais que, à data da tramitação da Lei, lastrearam o seu texto e que, posteriormente, demonstraram - e continuam demonstrando - as suas inaplicabilidades na prática das contratações.   

 

Está claro e cristalizado que o fator de maior desestímulo às contratações é o limite de 6 horas/dia.  O segundo mais forte inibidor é a restrição incidente sobre Estudantes do nível médio regular, limitado a 20% do número de funcionários da Empresa.

 

A partir da resposta inconteste e realista do mercado, e com o propósito de elevar as contratações sem comprometer a qualidade do estágio legitimamente conquistada pela nova Lei, consideramos viável e producente a adoção de duas importantes atualizações no texto da Lei:

 

1 - Regulamentar a Lei do Estágio possibilitando carga horária de até 7 horas/dia, 35 horas semanais. A medida não compromete a frequência do Aluno às aulas e, além de estimular significativamente as contratações, elevará, também, a remuneração do Estudante, outro ponto fundamental e negativamente afetado pela atual limitação da jornada;

 

2 - Manter a restrição às contratações de Alunos de nível médio regular, mas, permitir às Pequenas e Médias Empresas, com até 25 funcionários, contratarem livremente até 5 estagiários.

 

As alterações contemplam e consolidam a premissa de coibir os abusos, uma das plataformas da atual Legislação e ampliam consideravelmente, de forma  pontual e sustentável, as perspectivas prementes de novas contratações.

  

Valter Lopes

Vice Presidente da ABRES - Associação Brasileira de Estágios

Diretor Executivo da Estagiarios.com Web Services

 


Confira nossas vagas clicando aqui.

Imprimir notícia  - Compartilhar 



 
Empresa Profissional Liberal Estudante Escola
 
Associado ABRES
Associado Abcomm
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.
Apoiamos o
 
© Copyright Estagiarios.com Web Services Ltda - 1999 - 2024 - Direitos Autorais Reservados
É permitida a reprodução inalterada do conteúdo de informações constantes deste Site com a expressa citação da origem